Caim e Abel - duas vidas, duas ofertas

       Neste último domingo, dia 14/03/2010, Deus nos falou sobre dois tipos de pessoas que possuem a intenção de servir a Deus mas que possuem vidas diferentes, intenções diferentes.
       Relacionado ao tema eu gostaria de  compartilhar com vocês um trecho do livro "A Isca de Satanás" de John Bevere. Recomendo lerem este livro.


Extraído do livro: A ISCA DE SATANÁS
Autos: John Bevere

Veja Caim e Abel, os primeiros filhos de Adão. Caim trouxe uma oferta ao Senhor do trabalho de suas mãos, o fruto de sua videira. Esse fruto foi conseguido com seu suor. Ele teve de limpar os pedregulhos, arar e cultivar o solo. Teve de plantar, irrigar, fertilizar e proteger sua plantação. Empenhou-se bastante no seu trabalho para Deus. Foi, porém, seu próprio sacrifício, em vez da obediência aos caminhos de Deus. Isso simbolizava adoração a Deus por intermédio de sua própria habilidade e força, e não através da graça de Deus.


 Por outro lado, Abel trouxe uma oferta de obediência, a primícia de seu rebanho. Não trabalhou como Caim para realizar isso, mas seu trabalho era prazeroso. Os dois irmãos devem ter ouvido como seus pais tentaram esconder sua nudez com folhas de figueira, que representavam o esforço para encobrir o pecado. Mas Deus demonstrou que o sacrifício era aceitável, cobrindo Adão e Eva com a pele de um animal inocente. Adão e Eva ignoravam que aquela era uma forma inaceitável de  encobrir o seu pecado. Mas, quando Deus lhes mostrou a maneira correta, eles já não eram mais ignorantes e nem seus filhos.

Caim tentou conquistar a aprovação de Deus sem seguir seus conselhos. Deus reagiu mostrando que aceitaria todos os que vivessem sob o parâmetro da graça (o sacrifício de Abel) e rejeitaria o que estivesse sob o "conhecimento do bem e do mal" (a religiosidade de Caim).
Ele instruiu a Caim que, se procedesse bem, seria aceito; mas, se não optasse pela vida, então o pecado o dominaria.
Caim se sentiu ofendido pelo Senhor. Em vez de se arrepender e fazer o que era correto, permitindo que a situação fortalecesse seu caráter, irou-se contra Abel por causa da ofensa de Deus. Ele assassinou Abel.

Deus disse a Caim:

És agora, pois, maldito sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; será fugitivo e errante sobre a terra (Gn 4:11, 12 - Destaques acrescidos).

       O que Caim mais temia, ser rejeitado por Deus, caiu como julgamento sobre ele. O meio pelo qual ele tentou ganhar aprovação de Deus foi amaldiçoado pela sua  própria mão. Derramamento de sangue trouxe maldição. O solo não lhe daria a sua força. O fruto só nasceria com grande esforço.
Os crentes que se sentem ofendidos também interrompem a habilidade de produzir frutos. Jesus compara o coração deles com o solo, na parábola do semeador.
Assim como os campos de Caim eram infrutíferos, o solo do coração ofendido também é infrutífero, porque foi envenenado pela amargura. Os ofendidos ainda podem experimentar milagres, pregações sólidas e cura na vida deles. Mas esses são dons do Espírito, e não frutos.
Seremos julgados pelos nossos frutos, e não pelo dons. O dom é dado, mas o fruto é cultivado.
Perceba que Deus disse que Caim seria um fugitivo e errante como resultado de suas ações. Há inúmeros fugitivos e errantes espirituais em nossas igrejas. Quando seus dons de música, pregação, profecia, e assim por diante não são bem recebidos pela liderança, eles se mudam para outras igrejas. Eles andam errantes, carregando a ofensa, procurando uma igreja perfeita que receba seus dons e cure suas feridas.
       Eles se sentem perseguidos e massacrados. Sentem-se como se fossem os Jeremias atuais. Só eles e Deus; e todos lá fora tentando pegá-los. Tornam-se não ensináveis. Sofrem do que eu chamo de complexo de perseguição:
"Todos querem pegar-me". Tentam confortar-se dizendo que são santos ou profetas de Deus perseguidos.
Desconfiam de todos. Isso é exatamente o que aconteceu com Caim. Veja o que ele diz:

Serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar, me matará (Gn 4:14 - Destaques acrescidos).

Note que Caim sofria de complexo de perseguição: todos queriam pegá-lo! O mesmo acontece hoje em dia. As pessoas ofendidas acreditam que todos querem pegá-las. Com essa atitude, é muito difícil que enxerguem as áreas na vida deles que precisam mudar. Ela se isola e leva sua vida de forma a convidar o abuso.
O solitário busca seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv 18:1). Deus não nos criou para vivermos de forma isolada e independente. Ele gosta quando seus filhos cuidam e nutrem uns aos outros. Sentem-se frustrado quando sentimos pena de nós mesmos, achando que a nossa alegria é responsabilidade dos outros. Quer que sejamos membros ativos da família e que busquemos nele a vida.
Uma pessoa isolada busca seus próprios desejos, e não os de Deus. Não aceita conselhos, e está pronta para ser enganada.
Não estou falando de períodos em que Deus capacita e treina pessoas individualmente. Estou descrevendo aqueles que se aprisionaram. Perambulam de igreja em igreja, de relacionamento em relacionamento, e se isolam em seu próprio mundo. Pensam que todos que não concordam com eles estão errados e contra eles. Protegem-se em seu isolamento e sentem-se seguros no ambiente controlado que prepararam para si. Não precisam mais confrontar suas falhas de caráter. Em vez de enfrentar as dificuldades, tentam escapar da provação. O desenvolvimento de caráter vem só através de conflitos com outros é perdido, ao mesmo tempo recomeça o ciclo da ofensa.

Por John Bevere.  
Excerto do Livro: A isca de satanás. Disponibilizado pela Editora Atos, 2002, páginas 65 a 68.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

4 Response to "Caim e Abel - duas vidas, duas ofertas"

  1. Daniel Adornes Says:
    16 de março de 2010 às 12:19

    Também recomendo o livro! Muito bom mesmo! Aliás, qualquer livro de John Bevere. Recomendo também "Debaixo de Suas Asas", "O Temor do Senhor". Há outros muito bons, mas estes são os que eu li e posso recomendar com segurança!
    Somos Um!
    Abraços aos irmãos de Santa Maria e todos demais leitores deste abençoado blog! =)
    Paz!
    Daniel

  2. Unknown says:
    17 de março de 2010 às 17:53

    Bah..muito abençoado esse post!
    é Deus está atrás de verdadeiros adoradores, pessoas que o adorem em Espírito e em verdade, nao pessoas que simplismente oferecem qualquer coisa. Ele quer que vivamos uma vida reta de verdadeira consagração.Chega de adoração de aparências, obediência e oração ''mecânicas'', coração distante de Deus, Ele está nos chamando!

    FORÇA AII IRMÃOS PRA PROSSEGUIRMOS RUMO AO ALVO, TENDO COMUNHÃO VERDADEIRA COM O SENHOR!

    JESUS ABENÇOE

    beijos, Bijeh.

  3. Carlos Eduardo (Cadu) Says:
    17 de março de 2010 às 18:56

    John Bevere conseguiu colocar no papel coisas que sabemos no intimo ou que temos medo de falar por receio de julgar ou defraudar alguém, mas isto é tão real hoje que muitos com certeza conhecem situações parecidas! A sindrome de Caim ainda "assombra" muitos lugares e congregações! Graças a Deus por Jesus Cristo e pelo seu Santo Consolador que nos convence do pecado da justiça e do juízo, que traz a luz todas as coisas ocultas, quer boas, quer más! Como perfume é doce para o olfato, assim sejam nossas ofertas a Deus, AGRADÁVEIS!!!

    Como diz Casting Crowns numa musica: Nação Santa, Santificada, que seja o nosso grito de guerra!!

    "Muito mais que essas mãos que levanto, quero viver uma vida que te agrade Senhor"

    Carlos Eduardo (Cadu)
    P.S : não podia deixar um comentário sem falar do casting crows! hehe

  4. Samir Machado says:
    17 de março de 2010 às 20:48

    Mas está bonitaço esse blog! Que ele seja um instrumento de Deus para a edificação do corpo e expansão do Reino de Deus! Meus parabéns, o layout está muito legal! Um abraço Frank, vamos anunciar no nosso blog!